terça-feira, 24 de novembro de 2015

1 ano!

Há precisamente um ano, comecei uma nova etapa na minha vida. A minha vida virtual, digamos assim.
Nunca fui muito dada a estas coisas. Há quem diga até que sou muito old school. Prefiro sentir o papel debaixo da mão enquanto seguro uma caneta do que as teclas de um computador. Pode parecer estranho mas a verdade é que sinto que, às vezes, as ideias saem automaticamente da caneta, como se fosse um prolongamento do meu cérebro. É como se as minhas mãos já soubessem o que quero escrever antes do meu cérebro. Estranho não é?
Sempre fui apaixonada pela escrita desde que me conheço! Sempre fui incentivada a escrever. No quarto ano, ainda era uma miúda, tive um professor que me marcou muito, o professor Pedro Louro. Dizia maravilhas das minhas composições. Na despedida, escreveu uma fita para a minha capa a dizer-me que nunca parasse de escrever, que um dia ia ser uma escritora conhecida e que ia querer o meu primeiro autógrafo. Lembro-me que escrevia páginas e páginas de histórias que ficavam por acabar. Sempre tive muita imaginação. Também as minhas brincadeiras não tinham fim. Havia alturas em que o meu pai entrava no quarto e dizia "Mas tu ainda não acabaste de brincar? Tens isso tudo aí espalhado há dias... Arruma isso!" e eu, contrariada, lá arrumava. Ficavam as Barbies por casar, as casas por montar, os filhos por aprender a falar mas no dia a seguir já tinha voltado ao mesmo. Inventava muito! Mas também escrevia sobre coisas reais! Sobre o que acontecia na minha vida, sobre pessoas, sobre situações que me aborreciam, sobre outras que me divertiam... Enfim... Sobre tudo e mais alguma coisa.
Do quinto ao nono ano tive outra professora impecável, a stora Luísa Lemos. Era a minha professora de português e acredito que como ela não devem haver muitas. Ensinou-me a escrever e a escrever bem, acima de tudo. Era super rigorosa e exigente o que, para mim, é um ponto positivo. Posso dizer que saí do ensino básico muito bem preparada para o secundário, graças a ela. Claro que temos sempre vícios que nunca se perdem, eu própria os tenho. Não sou, de todo, nenhum Saramago e até ele embirrava com a pontuação. Penso que esse talvez seja um desses vícios meus que permanecem. Antes nunca punha vírgulas (se a minha professora Luísa visse isto estava tramada "Punhas o quê? Batatas? Cebolas? Pôr é dentro do saco. Escrevias!"). Tenho tentado contrariar essa tendência mas a verdade é que até me pergunto se agora não as uso em demasia. 
Outra "inovação" que veio baralhar o meu sistema foi o acordo ortográfico. Tantas foram as vezes que recorri ao meu amigo Google para me explicar como é que afinal se escreve AGORA determinada palavra. 
Um dos motivos que me levou começar este blog foi esta paixão. Quem escreve num caderno, escreve num computador! E o feedback que tenho recebido da vossa parte no que a isto diz respeito tem sido muito positivo. Fico muito feliz por saber que se identificam com a minha escrita. 
Durante este ano, acompanharam algumas neuras minhas, outras parvoíces, os meus desabafos, o meu percurso à medida que tirava a carta, a minha procura por trabalho e as entrevistas ridículas, as minhas receitas, os meus looks (assunto de grande controvérsia aí desse lado mas, curiosamente, eram os posts que mais visualizações tinham), entre tantos outros factos interessantes, ou pelo menos assim quero acreditar.
Podia dizer que tudo o que faço é pelas minhas leitoras mas estaria a mentir. É acima de tudo por mim, por mim e para mim. De acordo com os meus gostos, com o meu estado de espírito, com os meus apetites... É o MEU cantinho! Claro que é com muito gosto que o partilho com vocês, se assim o desejarem, como é lógico.
Durante este ano também aprendi coisas novas, tive a oportunidade de conhecer alguns produtos, de ter contacto com algumas pessoas espectaculares, de partilhar experiências... Foi um ano enriquecedor. Foi um ano bom. A única coisa que mudava era mesmo o desemprego mas, infelizmente, isso é algo que não depende só de mim.
Para já não tenho ideias de me reformar tão depressa, podem contar comigo aqui deste lado por mais uns tempos, uns dias com mais pachorra do que outros, é verdade, mas com muito carinho por esta minha "casinha virtual".
Espero que me continuem a acompanhar, a ler, a comentar, a dizer o que pensam e, se conseguir inspirar alguém a fazer o mesmo, ótimo! Sim, deixo aqui um incentivo: escrevam! Porque vos apetece, porque acham que têm jeito, porque simplesmente gostavam de experimentar, porque não têm ninguém com quem conversar. Escrevam numa folha solta, num caderno, num diário, num blog. Não importa! Escrevam se essa for a vossa paixão. Partilhem os vossos pensamentos, as vossas ideias mirabolantes. Não precisam de as partilhar publicamente, com outras pessoas, podem apenas partilhá-las com as folhas de papel. São ótimas ouvintes e não vos vão criticar, mesmo que escrevam com muitos erros ortográficos.
Quero agradecer-vos por estarem desse lado. Claro que podia não querer saber de vocês para nada e dizer que este projeto é inteiramente pessoal mas também conto convosco. Se é verdade que o conteúdo deste blog é primeiramente para mim, do meu agrado, também é verdade que é para vocês. Sem vocês, isto não tinha metade da piada.
Agradeço também à minha mãe e à minha irmã, que são as minhas maiores críticas (mentira, sou eu) pelas sugestões, por revisarem os meus posts e me incentivarem a melhorar. A fazer isto por mim.
Também tenho de agradecer aos dois professores já mencionados pelo impacto tão positivo que tiveram em mim. Duvido muito que estejam por aí mas nunca se sabe. Talvez em algum momento se cruzem com estas minhas palavras e isso os motive a encorajar mais miúdos a fazerem o que mais gostam.
Já agora, aproveito para vos dizer para me continuarem a acompanhar pelo Facebook e pelo Instagram, acima de tudo, já que é um cantinho repleto de fotografias (outra das minhas paixões) que me inspiram. Umas são minhas, outras não mas é bom saber que estão desse lado e há sempre um ou outro pormenor diferente que acabo por partilhar por lá.
E posto isto, que venham mais anos, mais posts, mais momentos bons, mais felicidade.
Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

KEEP CALM & BE NICE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...