Já há uns anos que as minhas férias são passadas no Parque de Campismo de Albufeira. Eu acho absolutamente fantástico! Para mim não há nada que iguale a experiência de acampar (sim, mesmo com os bichinhos).
Quando era miúda, passávamos as férias na casa da minha avó, perto da praia na Charneca da Caparica, e também já estivemos num apartamento no Algarve mas voltamos sempre ao mesmo. É o ar livre, é o ambiente, é o sol, é o cantar das cigarras, é o cheirinho a eucalipto, é a natureza e tenho a dizer que, dos parques de campismo que conheço, este está a anos-luz em termos de condições. Os balneários estão sempre cinco estrelas, a piscina é F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A, o bar é lindo, todo em madeira, até hoje não tenho nada a apontar.
Todos os anos madrugamos, enchemos o carro até à pinha e partimos rumo ao Algarve. Quando lá chegamos é hora de armar o estaminé (para uns é um aborrecimento, para outros faz parte do processo), encher os colchões, fazer as camas, montar a mesa, arranjar uma boa árvore para a cama de rede e preparar tudo à volta para não termos vizinhos com o nariz em cima de nós.
No entanto, hoje não vos venho falar de algo que já conheço mas de algo que gostava de experimentar: glamping. "E o que é o glamping?" perguntam vocês e eu respondo: é acampar com todas as mordomias a que têm direito. É acampar sem levar a tralha toda atrás, é chegar é já ter a tenda montada, a cama feita, a cama de rede na árvore certa, eletricidade e sanita própria (mais descansadas?). Embora ainda seja um mercado em expansão no nosso país, já é possível encontrar algumas opções de alojamento de norte a sul. Seleccionei três opções, todas muito confortáveis e acolhedoras.
A norte
O Vale do Rossim Eco Resort, na Serra da Estrela, promete sossego e tranquilidade, em pleno contacto com a natureza. Têm direito a praia fluvial, longe da confusão mas com a água mais fresquinha, e a SPA, onde receberão uns miminhos.
Cada Yurt (Tenda da Mongólia) está equipada com casa de banho privativa com coluna de hidromassagem e uma salamandra.
A centro
No Yurt Holiday Portugal, Arganil, encontramos, como o próprio nome indica, yurts espaçosas e para todos os gostos, mobiladas com camas grandes e confortáveis.
No exterior de cada yurt há uma casa de banho privada, com água quente, um lavatório e uma sanita. Todo o espaço revela uma grande preocupação ambiental desde a eletricidade que provem de energia solar à filtragem da água que é feita através de areia, cascalho e carvão vegetal.
Os legumes e as frutas que poderão desfrutar são cultivados sem uso de pesticidas, fertilizantes ou inseticidas. Se quiserem consultar a ementa podem fazê-lo aqui.
A sul
Algarve Surf & Yoga Retreat, Aljezur, combina várias atividades ao ar livre e é conforto garantido. As enormes tipis (tendas de índio) têm capacidade para até cinco pessoas, embora também haja tendas individuais e familiares, todas amigas do ambiente. Lá podem experimentar, relaxar e revitalizar.
As mais finas podem ainda optar pela Guest House que é super moderna.
Que me dizem? Preparadas para umas férias à grande?
Sem comentários:
Enviar um comentário
KEEP CALM & BE NICE!