sábado, 31 de outubro de 2015

Outubro Rosa pela prevenção do cancro de mama

Eu sei que o blog tem estado meio ao abandono, não totalmente porque vou arranjando um buraquinho ou outro para escrever por aqui qualquer coisita mas parcialmente. Tenho andado literalmente a distribuir currículos por tudo o que é sítio, como se distribui publicidade. Continuo sem arranjar nada, nem uma malvada de uma entrevista! Não está fácil... Como sei que por esta altura algumas lojas precisam de colaboradores tenho andado de olho. Bem sabem que não é o meu emprego de sonho, não é o que eu quero fazer para o resto da minha vida mas, neste momento, é o que há E MAL. Para além disso, a faculdade deixou-me na falência, não me devolveram nem um cêntimo o que já seria de esperar. Assim sendo, estes têm sido os meus dias, divertidos como veem (ainda houve tempo para umas compritas mas deixo isso para segunda que ainda não tive vagar para tirar fotos).


Depois deste update, trago-vos um assunto bem mais sério. Apesar de ultimamente andar numa correria (vejam bem que o mês já está no fim) não queria deixar passar esta oportunidade para divulgar a prevenção e a luta contra o cancro de mama.
A iniciativa do Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos e visa alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama. O símbolo, o laço rosa, já nos é familiar.
Infelizmente não é raro sabermos de casos de pessoas, mulheres a maioria das vezes, que todos os dias combatem este inimigo. Silencioso, invisível, mortal. Amigas, mães, filhas, tias, enfim... Todas elas tão humanas como nós. Pode acontecer a qualquer uma, mais a umas do que a outras devidos a fatores como a genética ou hábitos da pessoa, mas mesmo assim...
Por isso é que é tão importante prevenir. Já diziam os antigos "mais vale prevenir do que remediar" e com muita razão. Embora hoje já haja uma grande oferta a nível de tratamentos e cada vez mais probabilidades de vencer esta doença, não há nada como não permitir sequer que se inicie este processo. A mãe de uma colega da minha irmã teve há bem pouco tempo. Venceu! Foi complicado mas não foi impossível. Claro que em situações destas há sempre comentários como "já viram, se um dia ela fechar os olhos, o que é que vai ser daqueles filhos?".
De mães para mães surge sempre este instinto protetor, esta preocupação com os filhos, mesmo quando não são nossos. Felizmente acabou tudo em bem e isso também deve ser incentivo para vocês que estão desse lado e que foram diagnosticadas com este tipo de cancro. Digo-vos que o diagnóstico precoce fez toda a diferença neste caso. Foi uma questão de meses. "Enquanto há vida há esperança!" Lembrem-se disso! Não desistam de lutar! Há sempre coisas nesta vida pelas quais devemos ser gratas. Há sempre alguém com quem nós gostaríamos de viver "para sempre", seja um grande amor ou simplesmente um pessoa muito querida. É nessas pessoas que têm de concentrar-se, são elas o vosso apoio. Têm de fazer tudo para lhes dar o VOSSO para sempre mesmo que isso seja incerto.
E agora é altura de mais uma vez vos alertar para a prevenção. Pensem em vocês, nas vidas saudáveis que têm, nos vossos hobbies, naquilo que gostam de fazer, nas vossas rotinas, nas pessoas que amam. Pensem em tantas coisas que vão querer ver, experimentar e viver. Quando pensamos assim, todos aqueles medos parvos que só servem para enfraquecer o nosso discernimento desaparecem. Medo que dê positivo, medo de terem de dar essa notícia à vossa família, medo de coisas que, muitas vezes, nem chegam a acontecer.
E se há homens a ler este post não tenham uma atitude de indiferença. Isto também é para vocês, é para todos nós, não só porque pode acontecer convosco (e sim, os homens também podem ter cancro de mama) mas também pelas mulheres da vossa vida. As vossas mães, filhas, irmãs, esposas, namoradas. Por elas. Passem a mensagem.
Mais uma vez, fica o apelo: façam o rastreio.
Acompanhem mais novidades no Facebook e no Instagram (@amigasdoclosetblog).

2 comentários:

  1. You have an amazing blog. thanks for sharing:) Can we follow each other’s blog to support each other?:) please let me know if you are interested so I can follow your blog back:)

    xoxo

    http://www.theclosetelf.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you! I'm glad you liked... I will check you're blog ;)
      Thank you for support and be welcome.

      Eliminar

KEEP CALM & BE NICE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...